CALL Be SpectACTive!

CRIA!

NOVA COPRODUÇÃO ARTEMREDE

Be SpectACTive! é um projeto europeu cofinanciado pelo programa Europa Criativa, que reúne organizações culturais de 15 países, que opera no setor das artes performativas e cujo foco é a participação dos cidadãos nos processos criativos.

A atividade de coprodução desta rede que envolve 19 parceiros promove a criação de 15 novos projetos de 2018 a 2022. As residências criativas são momentos cruciais para a construção de uma relação entre as comunidades locais e os artistas.

A Artemrede participa no projeto Be SpectACTive! com os municípios de Lisboa (Marvila), Pombal e Sesimbra. Em 2021 e 2022 liderará uma nova coprodução com os parceiros BUDA (Kortrijk, Bélgica), Domino (Zagreb, Croácia) e Teatro Nacional Radu Stanca (Sibiu, Roménia).

O espetáculo estreará em março de 2022, em Lisboa, na freguesia de Marvila.

RESULTADOS

Foram apresentadas 90 candidaturas. Numa primeira fase, foram selecionadas 10 pela Artemrede e os programadores do Teatro-Cine, em Pombal, Cine-teatro João Mota, em Sesimbra e Biblioteca Municipal de Marvila, em Lisboa. Essas 10 propostas foram também avaliadas pelos grupos de Visionários (espectadores ativos) dos três municípios.

Os critérios utilizados para avaliação e seleção das propostas foram: qualidade artística e inovação do projeto apresentado; qualidade e perfil da equipa artística; qualidade da proposta de interação comunitária; desenvolvimento de públicos (diversidade e acessibilidade), planeamento e gestão.

As 5 propostas melhor classificadas foram apresentadas a todos os parceiros Be SpectACTive!. Foram elas (por ordem de submissão das propostas à convocatória):

  • "Blood Stories " | mala voadora
  • "Hello from the other side" | A Caravana
  • "Não serei eu mulher?" | Cristina Carvalhal e Raquel André / Causas Comuns
  • "En Dehors" | Lígia Soares
  • "Unboxing" | Amarelo Silvestre

As equipas artísticas apresentaram as suas propostas aos parceiros BeSpectACTive!, em formato "pitch", numa reunião online no dia 9 de julho. Os parceiros tiveram a oportunidade de assim conhecer os artistas e colocar questões sobre os projetos.

No final, os parceiros BeSpectACTive! optaram pela proposta "Não serei eu mulher?" / "Ain't I a Woman?", de Cristina Carvalhal e Raquel André, que será, assim, coproduzida pela Artemrede e pelas organizações Teatrul National Radu Stanca (Sibiu, Roménia), BUDA (Kortrijk, Bélgica) e Domino (Zagreb, Croácia), tendo estreia prevista para Marvila em março de 2022.

 

ARTEMREDE - Teatros Associados
Palácio João Afonso
Rua Miguel Bombarda, 4 R/C
2000-080 Santarém
Portugal